Encontro Assoleste de Vereadores reúne mais de 100 políticos

encontro teve participação expressiva de vereadores
Encontro de vereadores teve participação expressiva dos vereadores da região

Cerca de 100 parlamentares, além de prefeitos dos municípios filiados à Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste) participaram, na tarde desta quarta-feira (13), do Encontro Assoleste dos Vereadores do Leste de Minas. O evento aconteceu das 13 às 18 horas, no auditório da Fiemg Regional Rio Doce, Em Governador Valadares.

Estiveram presentes vereadores de Capitão Andrade, Divino das Laranjeiras, Goiabeira, Itabirinha, Mantena, Mendes Pimentel, Nova Belém, São Félix de Minas, São João do Manteninha, São José do Divino, Tumiritinga, Cuparaque, Santa Rita do Itueto, Baixo Guandu e Governador Valadares.

A abertura do encontro foi feita pelo presidente da Assoleste e prefeito de Itabirinha, Dego Reis, que ressaltou a importância da qualificação e união dos políticos dos poderes Legislativo e Executivo para fortalecer as reivindicações, junto aos governos estadual e federal, de demandas da região.

“A Assoleste tem feito várias capacitações com secretários e equipes técnicas das prefeituras, e como houve uma renovação muito grande de vereadores, na eleição passada, decidimos fazer esse encontro para contribuir, por meio do conhecimento, na capacidade de organização e desenvolvimento das funções de vereadores”, destacou  Reis.

Em seguida, os presidentes de Câmaras Municipais usaram o microfone para apresentar os vereadores de seus respectivos municípios, bem como destacar a contribuição do evento para a troca de experiência entre os parlamentares.

A apresentação dos trabalhos e atividades da Assoleste foi feita pela secretária Executiva da entidade, Elidamárcia Lana da Silva, que reforçou os benefícios do associativismo para os municípios de menor porte.

Papel do vereador

A palestrante do evento, Juliana Dornelas, professora da Unileste e gerente de Apoio e Ordenação Territorial da Agência Metropolitana do Vale do Aço, destacou que o evento promovido pela Assoleste é importante para esclarecer o papel de cada instituição, fortalecer a união dos municípios e contribuir na busca de solução para a crise constitucional que o país atravessa.

Ela iniciou a palestra abordando a história do poder legislativo, desde seu surgimento, até chegar aos desafios do poder legislativo no século 21. Depois, falou sobre o papel de destaque do município, garantido a partir da constituição de 88 e, na sequência, fez uma explanação técnica sobre a função do vereador e da Câmara Municipal.

Avervales

Ao final do evento, o presidente da Associação dos Vereadores dos Vales Mucuri, Jequitinhonha, São Mateus e Rio Doce (Avervales), Marcos Vinícius, presidente da Câmara Municipal de São José do Divino, fez uma apresentação da Avervales e falou dos benefícios de se filiar à entidade, que garante assessoria jurídica para o vereador até 5 anos após deixar o cargo e até 20 anos para o ex-presidente da Câmara.

Confraternização

Após o evento no auditório da Fiemg Regional Rio Doce, prefeitos e vereadores participaram de um jantar de confraternização, ao som da dupla sertaneja Lukas e Guilherme, encerrando o Encontro Assoleste de Vereadores do Leste de Minas.

lucas e guilherme encontro assoleste
A dupla Lukas e Guilherme abrilhantou o jantar de confraternização da Assoleste